Você está em um relacionamento saudável?

Relacionamentos saudáveis

No início, todo relacionamento é emocionante e tranquilo e por mais bem sucedido que um relacionamento a longo prazo seja, sempre há esforços e  concessões de ambos os lados. Construir padrões saudáveis desde o início dos relacionamentos é muito importante para estabelecer uma relação sólida para o resto da vida. Uma vez que você decida inicar um relacionamento é interessante observar algumas coisas importantes:

  • Crie vínculos: Construa uma base sólida de valor e respeito. Leve em consideração cada coisa que seu parceiro diz e faz. Toda vez que você tiver a oportunidade de dizer “obrigado” ao seu parceiro nunca perca a chance. Para ser um casal feliz é importante ter reconhecimento ao invés de focar nos erros um do outro.
  • Analise os hábitos e interesses: Descubra mais sobre os interesses e paixões de cada um para que haja uma longa lista de coisas para que possam desfrutar juntos. Experimentem coisas novas para fortalecer a relação.
  • Estabilize: Desenvolva o hábito de pedir desculpas se você errou ou se você feriu os sentimentos do seu parceiro. Deixe seu ego de lado, ele não serve pra nada numa relação saudável. Dizer “sinto muito” pode ser difícil às vezes, mas pode acreditar, é meio caminho andado para preencher lacunas numa relação. Seu companheiro vai confiar mais em você se ele ou ela acreditar que você entende sua responsabilidade na relação.

Alguns ingredientes perfeitos para uma relação saudável.

  • Respeito mútuo: Cada indivíduo é diferente um do outro e isso é muito importante entender quando você está em um relacionamento. É preciso saber que seu parceiro está interessado em você pelo que você é. Portanto nunca force a outra pessoa a fazer o que ela não está disposta a fazer. Respeito em um relacionamento significa que cada pessoa valoriza quem o outro é e entende e jamais desafia os limites da outra pessoa. Respeite as diferenças entre você e seu parceiro. Não espere que ele ou ela concorde com você em tudo.
  • Confiança: A confiança é como um fio que une dois corações mas com uma pequena esticada na relação ele se rompe. Caso seu parceiro converse com um de seus amigos do sexo oposto, não desconfie deles. É perfeitamente normal ter um pouco de ciúmes às vezes, é uma emoção natural. Mas como você lida com o sentimento de ciúmes é o que importa. Não existe nenhuma maneira de ter um relacionamento saudável se não confiarem um no outro.
  • Honestidade: Este anda de mão dada com a confiança, porque é difícil confiar em alguém quando um de vocês não está sendo honesto. Seja verdadeiro consigo mesmo e com seu parceiro se você quer um amor verdadeiro. Muitas pessoas aprendem a mentir para proteger os sentimentos de alguém, delas próprias ou de seus parceiros. Mentiras criam desconexões entre seus relacionamentos, mesmo que seu parceiro nunca descubra.
  • Expresse necessidades e desejos: Embora seja fácil supor que seu parceiro conheça suas necessidades e desejos, isto não ocorre com muita frequencia e pode ser a fonte de muito estresse na relação. Uma abordagem mais saudável é expressar diretamente suas necessidades e desejos ao seu parceiro. Entenda também, que nem sempre seu parceiro será capaz de suprir todas as suas necessidades.
  • Apoio: Lembre-se que relação não é apenas se divertir em momentos bons, vai além disso e está mais relacionado ao amor e apoio que seu parceiro merece em tempos difíceis. Num relacionamento saudável é importante estar lá e ter um ombro pra chorar quando um de vocês estiverem passando por uma situação difícil. Apoio emocional envolve aceitar as diferenças de seu parceiro e não insistir para que ele ou ela atenda às suas necessidades.
  • Igualdade: Relacionamento é dar e receber. O desejo de ambos os parceiros devem ser valorizados e respeitados. Como vocês se revezam em qual novo filme vão assistir? As coisas se tornam ruins quando o relacionamento se torna uma luta de poder, com uma pessoa lutando pela sua vontade todo o tempo.
  • Mantenham suas identidades: Num relacionamento saudável, todos precisam fazer concessões. E isso não significa que você deve se sentir perdendo em ser você mesmo. Você está num novo relacionamento e não signifca que você tem que deixar todos os outros relacionamento antigos de lado (familiares e amigos). Você não precisa mudar seus interesses e hobbies por causa do outro. Manter suas próprias identidades é importante.
  • Diálogo aberto: Fale de forma aberta e honesta para que a falta de comunicação seja evitada em primeiro lugar. Ter um relacionamento saudável, significa que você tem sua própria experiência, e seu parceiro tem a experiência dele e você aprende a amar e compartilhar a partir dessas experiências. Nunca deixe um sentimento contido por causa de um medo desconhecido. Pense um pouco para identificar o que você realmente quer antes de falar com seu parceiro. Formule e descreva o seu pedido de forma clara.
  • Ouça: Ser um bom ouvinte requer o seguinte: (A) Não interrompa; (B) Concentre-se no que seu parceiro está dizendo ao invés de formular sua própria resposta e (C) Analise o que você ouviu seu parceiro dizer. Ao ouvir cuidadosamente e compartilhar seus pensamentos e sentimentos com outra pessoa, você demonstra que eles são um parte importante da sua vida.

Você sabe que está num relacionamento saudável com alguém, quando você se sente bem com você mesmo quando está perto desta pessoa. Relacionamentos não saudáveis o fazem sentir triste, irritado, assustado ou preocupado. Você deve se sentir seguro perto da outra pessoa e sentir que você pode confiar nele/nela com seus segredos. Não há como sobreviver num relacionamento que está morto. Vá em frente e viva uma relação saudável afinal, todo mundo merece ser feliz.

CMHC

Anúncios

Um comentário sobre “Você está em um relacionamento saudável?

Gostou? Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s