Por que se desintoxicar de pessoas negativas sem se sentir culpado?

neg

“Fique longe das pessoas que querem limitar suas ambições. Pessoas pequenas sempre fazem isso, mas o verdadeiro grande homem faz você sentir que também pode ser grande.” – Mark Twain.

Primeiramente, deixe-me explicar minha definição de “pessoa tóxica” – Uma pessoa que só reclama e despeja seus problemas sobre você mas não faz nada para mudar sua própria situação.  A pessoa que não te apoia. Alguém que faz você se sentir mal sobre si mesmo. Aquela que desencoraja as suas ideias brilhantes, suas metas ou decisões ousadas e arriscadas. Pessoas tóxicas geralmente se encontram numa situação em que não estão abertas a críticas construtivas ou mudanças, por isso estão presas nessa atual situação a qual não têm a perspicácia de enxergar além de suas próprias batalhas.

Em segundo lugar, este artigo não tem a intenção de jogar sobre as pessoas tóxicas um parecer negativo. Este artigo destina-se a orientá-lo no sentido de assegurar que a negatividade delas não tenha impacto sobre sua vida.

Primeiro, por que é importante se desintoxicar de pessoas negativas:

  • Pessoas negativas atrasam seu desenvolvimento em alcançar seus objetivos. Elas te desanimam de ser ambicioso ou de seguir seus sonhos, questionando o que você está fazendo e plantando dúvidas na sua cabeça.
  • A energia negativa das pessoas tóxicas afetam o seu nível de energia , sem contar o seu stress e ansiedade.
  • Você precisa criar espaço para que as mudanças positivas aconteçam. Estar em relacionamentos tóxicos e permitir a energia negativa delas em sua vida, vai impedir que oportunidades de sucesso se manifestem. Além disso, se livrar de pessoas negativas irá criar espaço para que as pessoas positivas possam entrar na sua vida e, são estas que irão lhe incentivar, apoiar e ajudá-lo a crescer como pessoa.

Como se desintoxicar de pessoas negativas:

Passo 1: Saiba que você é merecedor.

  • Você precisa sentir que é digno de alcançar seus objetivos e se transformar na pessoa que você quer ser. Deixar de lado qualquer tipo de negatividade em sua vida irá ajudá-lo a chegar lá mais rápido.
  • Como saber do que sou merecedor,  você se pergunta. Basta fazer a escolha e decidir que você tem um compromisso consigo mesmo, seus objetivos e seus sonhos e saiba que nada, nem ninguém irá te atrapalhar.
  • Pense nos efeitos colaterais negativos ao manter esses relacionamentos. Pergunte a si mesmo:
  • Quais efeitos esses relacionamentos têm na minha vida? Quais são meus objetivos e o quanto eu quero alcançá-los? Quais pessoas estão me apoiando nos meus objetivos e quais estão me impedindo de crescer?

Passo 2: Identificando pessoas tóxicas.

  • Pessoas tóxicas fazem você se sentir pior do que quando você começou a falar com elas. Elas baixam seu nível de energia. Fazem você se sentir chateado. Perceba como seu corpo se sente depois de falar com elas, particularmente o peito e o estômago, que são áreas onde a maioria de nós carrega o stress e a ansiedade.
  • Há uma diferença entre as pessoas que compartilham com você suas batalhas/desafios e as que se queixam.
  • Pessoas tóxicas desencorajam suas ideias. Sempre questionam o que você está fazendo. Elas podem dizer algo como: “Bem, melhor você não mudar de carreira, você tem tanta segurança neste emprego. E os benefícios? E a sua aposentadoria?”. Isso é muito comum, sutil e difícil de perceber. Embora possa soar como se elas estivessem lhe dando um conselho, no final elas estão apenas colocando mais dúvidas na sua cabeça, porque suas ações na verdade, acabam despertando nelas seus próprios medos e inseguranças.
  • Pessoas tóxicas podem estar num nível sutil em descarregar ao seu redor sua toxicidade e veneno. Ainda que estejam num nível mais brando deste espectro, é importante identificá-las e trabalhar no sentido de deixá-las ir, pois ainda assim, elas estarão te afetando negativamente.

Passo 3: Deixe-as ir.

  • Simplesmente comece. Use qualquer método que achar apropriado. Evite-as. Não atenda seus telefonemas. Desculpe-se por estar distante mas lembre-se que você não precisa se explicar ou defender suas ações.
  • Evite explicações por que provavelmente elas estão num estado de espírito em que não estão abertas a ouvir. Elas podem acabar levando para o lado pessoal o fato de você a estar deixando ir, e provavelmente ficarão na defensiva se você tentar justificar seus motivos.
  • Seja gentil e amoroso. Deixe-as partir com amor e uma oração. Esteja aberto à possibilidade de que quando elas estiverem prontas para uma mudança mais positiva/favorável, você também estará aberto para reacender o relacionamento.

Passo 4: Não sinta-se culpado.

  • Novamente é VOCÊ quem vale a pena. Você deve ser seu próprio MELHOR AMIGO. Se você não cuidar de sua própria vida e do seu bem-estar, ninguém vai fazer isso por você!
  • Você não está abandonando-os, ainda que você possa se sentir dessa forma. Há uma distinção entre abandonar alguém e deixá-lo ir para que possam encontrar seu próprio caminho. Se você já tentou dar-lhes conselhos, encorajá-los ou até mesmo chamá-los a atenção e nada aconteceu, então não há mais nenhuma sábia palavra vindo de você que os fará mudar seu modo de pensar ou comportar.
  • Você não é obrigado a manter essas pessoas em sua vida, independente da relação entre vocês. Seja qual for a razão, as pessoas crescem e mudam e é normal as relações evoluírem ou se dissolverem.

Passo 5: Busque positividade!

Cerque-se de pessoas positivas. Estas pessoas são as que:

  • Apoiam seus sonhos.
  • Incentivam suas ideias, não importa quão assustadoras, arriscadas ou resultados aparentemente incertos pareçam ter, pois elas sabem o quanto elas são importantes para você.
  • Estão sempre prontas para as coisas grandes. São pessoas que você admira simplesmente por que sabe que elas sabem viver!

Você merece e você pode fazer isso. Comece com a verdadeira intenção de mudar sua vida e em ter um compromisso com você mesmo. Identifique quais relacionamentos negativos você quer deixar para trás!

PickTheBrain

Anúncios

Gostou? Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s