5 maneiras de criar melhores relacionamentos com as pessoas.

melhores-relacionamentos

Humanos são seres sociais. Gostamos de ser compreendidos e aceitos. Talvez seja por isso que os nossos amigos, familiares e parceiros românticos sejam tão importantes para nós.

Infelizmente a cultura ocidental valoriza mais a conquista individual do que os relacionamentos pessoais. Somos bons em encontrar sucesso na carreira mas falhamos ao se relacionar com outras pessoas. Como resultado, nossos relacionamentos muitas vezes sofrem.

Mas você não gostaria de reacender a chama que você já teve com seu parceiro? Ser respeitado e compreendido pelos seus amigos? Admirado por quem você é pela sua família?

Se você quer que essas coisas aconteçam, esse post é para você.

Aqui estão 5 maneiras de construir melhores relações com todas as pessoas:

1. Aprenda a ouvir e entender.

“Você nunca me ouve.” “Você não me entende.”

Filhos dizem isso aos pais; esposas aos maridos; amigos para amigos. E provavelmente eles estão certos – as pessoas sempre estão ocupadas demais pensando em si mesmas para poderem ouvir.

Todos querem compartilhar novidades; aquela grande ideia que tiveram; seus pensamentos e conselhos. A maioria de nós quer falar ou estamos esperando a vez de falar. Isso não constrói bons diálogos – ou relacionamentos fortes.

A solução é simples: conecte-se com as pessoas ouvindo e entendendo.

Ao falar com alguém, ouça-os sem julgamento ou interrupção. Concentre-se no que está sendo dito e faça seu melhor para entendê-los. Sua atenção e empatia será apreciada pelos outros.

2. Confie nas outras pessoas.

Costumamos achar difícil confiar por que já nos machucamos no passado. Pessoas que saem de relacionamentos românticos são especialmente mais cautelosos em abrir seus corações novamente. Mas a verdade é que TODOS os relacionamentos – família, negócios, amor – requerem confiança.

Não ter nenhuma confiança significa se preocupar com o que os outros estão fazendo, pensando ou dizendo quando você não está por perto. Isso significa monitorar e controlar alguém ao invés de apreciá-los. Não parece legal, certo?

No fim do dia, você nunca saberá se alguém irá machucá-lo ou não. Não há garantias na vida. E se preocupar com isso em tempo integral, vai acabar levando-o à loucura.

3. Seja honesto sobre seus desejos.

Já se sentiu desapontado por alguém não ter agido como esperado? Talvez seus pais disseram algo doloroso; talvez seu companheiro não percebeu que você estava bravo com ele. Você provavelmente já deve ter ficado chateado numa situação dessas.

Mas se você pensar sobre isso, somos nós quem nos propomos a nos desapontarmos quase sempre. Deixamos de dizer aos outros o que queremos e depois os culpamos por não lerem a nossa mente.

Quando você quer algo – ou quer compartilhar algo – seja honesto sobre suas intenções. Expressar seus desejos algumas vezes pode ser desconfortável, mas dá a outra pessoa uma chance de lutar pelo que você quer.

4. Seja um doador.

Estamos sempre à procura de ganhar alguma coisa com outras pessoas: emoções positivas, conhecimento, presentes, etc.  Humanos são egoístas por natureza: “O que tem para mim?” é a primeira pergunta que muitos de nós fazemos inconscientemente.

O problema é, você não pode simplesmente só querer ganhar com seus relacionamentos. Se você não retribuir algo de igual ou maior valor, não há nenhuma razão para que outras pessoas fiquem ao seu redor.

É por isso que investir em si mesmo nos relacionamentos funciona tão bem. Faça as pessoas se sentirem bem; presenteie-as com sua atenção; gaste seu tempo com quem realmente importa. Dar valor é uma das melhores formas de ser admirado pelas pessoas ao seu redor.

5. Deixe de lado a necessidade de estar certo.

Se não concordamos com alguma pessoa, às vezes ficamos com raiva. Se desaprovamos algo, nós julgamos. Se achamos que sabemos mais, damos conselhos não solicitados. Em suma, estando certo nos sentimos bem; estando errado nos sentimos mal.

Quando você pensa sobre isso, ninguém gosta de que digam o que fazer. A menos que a pessoa lhe peça explicitamente por um conselho, elas querem ser entendidas – não um sermão. Quando lidar com outra pessoa, deixe de lado a necessidade de estar certo.

Você não deve forçar sua opinião sobre a outra pessoa. Não seja agressivo, hipócrita ou preconceituoso – não importa como você se sinta. Mesmo que você ache que está certo, é preciso entender que pessoas diferentes têm opiniões diferentes.

Aceite as pessoas pelo que elas são, certas ou erradas e elas irão te admirar por isso.

Conclusão

No mundo de hoje, tudo gira ao redor do “eu, eu, eu”. É por isso que nossos relacionamentos com amigos, família e parceiros românticos ficam enfraquecidas. Você não pode se conectar com as outras pessoas se você fica o tempo todo apenas pensando em você!

A melhor maneira de construir melhores relacionamentos é através da positividade. Ouvir as outras pessoas, deixar a tentação em julgar de lado, etc.

Agora aplique essas técnicas na sua vida e construa melhores relações com todas as pessoas!

Fonte

Anúncios

Gostou? Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s