8 alimentos que aumentam a produção de melatonina para um sono melhor

8 alimentos que aumentam a produção de melatonina para um sono melhor

Se você sofre de insônia ocasional ou se você trava uma batalha noturna com ela, você já deve ter provavelmente procurado por alguma solução natural disponível hoje em dia. Pode até ter experimentado algum suplemento de melatonina, e como muitas outras pessoas, deve ter obtido resultados decepcionantes. Embora as pesquisas tenham mostrado que a melatonina produzida naturalmente pelo corpo ajuda a regular o sono, a melatonina sintética se mostrou ser bem menos eficaz. Uma das coisas que tem sido praticamente ignorada, são os alimentos capazes de aumentar a produção natural da melatonina no corpo humano.

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal. Ela não se limita apenas em controlar seu ciclo circadiano (dormir e acordar), mas é também responsável por regular outros hormônios. Ela desempenha um papel importante em regular os hormônios reprodutivos femininos, incluindo a menstruação e a menopausa.

Enquanto os jovens têm um nível mais alto de melatonina, a produção desse hormônio diminui conforme vamos envelhecendo. Alguns cientistas acreditam que esse é o motivo pelo qual alguns adultos mais velhos lutam para poder ter uma quantidade de horas recomendada de sono ou até mesmo vão para a cama mais cedo e acordam antes do nascer do sol.

Estimulando a produção de melatonina naturalmente

Muitos fatores podem diminuir a produção natural de melatonina. Isso pode incluir mudanças de horários, dissincronose, fuso horário, mudança de turno e até mesmo má visão. E, como dito antes, à medida que vamos envelhecendo.

Suplementos de melatonina são feitos em laboratórios com ingredientes sintéticos ou com urina de vaca. Embora os suplementos tenham pequenas vantagens, principalmente para pessoas que sofrem de insônia ocasional, eles nem sempre oferecem resultados duradouros ou significativos para aqueles que brigam com o sono todas as noites.

Existem vários alimentos que podem aumentar a produção de melatonina, eliminando a necessidade de um suplemento. De acordo com a GreenMedInfo, os pesquisadores da Universidade de Khon Kaen da Tailândia descobriram que algumas frutas tropicais têm efeitos significativos na produção de melatonina. Os cientistas testaram uma grande variedade de frutos e então mediram a quantidade de melatonina presente em todo o corpo pelo exame de 6-sulfatoximelatonina (aMT6s).

Os pesquisadores descobriram que o abacaxi, banana e laranja foram capazes de aumentar a presença de melatonina de modo significativo.  Abacaxis aumentaram a presença de aMT6s em mais de 266% enquanto as bananas aumentaram os níveis em mais de 180%. Laranjas aumentaram os níveis de melatonina por cerca de 47%.

Enquanto os suplementos são muitas vezes considerados como uma alternativa natural aos medicamentos prescritos, eles são feitos para imitar aquilo que encontramos naturalmente nos alimentos. Em outras palavras, eles também são um substituto pobre no lugar de uma boa alimentação e, alguns fabricantes de suplementos (embora não todos), estão no mercado para fazer dinheiro, não com intenções nobres de melhorar a saúde coletiva.

Visão geral de alguns alimentos que aumentam a produção de melatonina:

  • Abacaxi
  • Banana
  • Laranja
  • Aveia
  • Milho Doce
  • Arroz
  • Tomate
  • Cevada

Fonte

48 comentários sobre “8 alimentos que aumentam a produção de melatonina para um sono melhor

  1. Tenho muita insônia, durmo no máximo 4hs na noite mesmo tomando remédio, tenho dores q tbm atrapalham a dormir. Quero muito parar de tomar remédios

    • Rosana, a deficiencia do magnesio pode causar várias dores . se for isso, tem que repor – cloreto de magnesio PA … muita coisa causa dor, vc precisa saber a origem de suas dores…

      • Ru uso o cloreto de magnesio, minha depressao ,elhorou 90%, meu sono melhorou muitissimo tbm, fibromialgia tem cura sim, praticamente nao existe depois do cloreto, mas tem que tomar sempre, os beneficios desaparecem quando paramos de tomar, mas nao pretendo parar junca mais, estou otima

    • Rosana, não sei qual o remédio que vc. toma e nem a quanto tempo, mas sinto lhe dizer, os médicos infelizmente nos prescrevem remedios que não deveriam, e nós deveriamos procurar fitoterapicos, homeopatias, chás pois esses não fazem mal para o nosso organismo e podemos parar a hora que quiser. boa sorte, falo isso pq. estou no mesmo caso que vc. Que Deus nos ajude!!!

    • Rosana , toma melatonina 10mg e donaren de 100mg, consulta um médico …. Passava até dias sem dormir … Depois disso há 5 anos que durmo como feito criança ! O médico que me receitou foi o Dr. Alexandre Kaupp do Albert Einstein de Alphaville !

    • Rosana, evite tomar café, comer chocolate, tomar coca-cola depois das 13 h. E escureça bem o quarto, coloque cortinas blackout. Essas providências me ajudaram muito!!

    • Tomei chá de Erva Luíza três vezes por dia, e uma colherinha (chá ) de Maracujina (tintura) também três vezes por dia. Em menos de quinze dias parei de tomar Rivotril. Consigo dormir de 6 a 7 horas. Estou muito feliz.

    • Estou dormindo à prestação. Pior é qd o sono vem e não posso dormir na hora que preciso.

    • Rosana, pesquise sobre o Jejum intermitente. Se voce comer durante 8h por dia, além de emagrecer terá uma saúde e um sono muito melhor. Você nao precisa desses remédios!
      é claro que é sempre bom também poupar-se de tv, computador e celular umas 2h antes de dormir.. crie um ritual que facilite seu sono, seja lendo um livro com luz baixa ou um somzinho agradavel no lugar da TV… evite cafeína depois das 15h também. E bons sonhos! 🙂

  2. Eu tomo melotonina 3mg e divido no meio ne da muita tontura e dor de cabeça…ñ sei que fazer tenho muita insónia !!

    • Excelente texto com relação à glândula pineal..
      Deixo essa informação para a Solange Rosa.Para insônia:Aqueça uma xícara de leite a uma temperatura suportável coloque uma colher de mel e tome antes de deitar.Funciona demais.dá bom sono,relaxa e descansa bem o corpo.

    • Tente dividir em mais partes, em 3.
      Em algumas
      Pessoas o uso da melatonina faz mais efeito com
      Doses menores.

      • Fiz uso de Rivotril e a experiência foi muito ruim; tente algo mais saudável.

  3. Muito importante compartilharem informações como essa. Pessoas como eu, que não tenho TEMPO para viver em médicos, que nem sempre eles nos entendem e passam logo uma BOMBA para dormir todos os dias… Deveriamos primeiro experimentar alimentos funcionais para nossa melhora.

  4. Há aproximadamente 15 anos, vivi uma experiência que vivo atualmente. Não conseguia dormir, pois meu cérebro não “desligava”, ficava acelerado. Fui à uma neuropediatra que me receitou um remédio, pílula minúscula (uma bolinha), tomei somente uma caixa e voltei a dormir normalmente. Não me recordo o nome do remédio, e nem consigo contato com a médica. O nome do remédio se iniciava com psico… Não me recordo do resto. Se alguém souber, ou puder dar uma dica. Foi um tratamento temporário e eficaz.

  5. procurem a ajuda de neuróticos anônimos que têm um programa de ajuda para pessoas com probelmas mentasis e/ou emocionais (depressão, insônia, nervosismo, e etc…)

  6. gostei e tbm tenho problemas pra dormir,tenho muitas dores principalmente nos pés e nas pernas eu tomo amitril de 10 mg isso tira as dores e ajuda a dormir,mas ti deixa um pouco zonza no dia seguinte.

  7. Caps de gengibre ou de sucupira de 500mg são excelentes para dores no corpo e para insônia valeriana 350mg 2xdia tarde e noite ,hidroxitriptofano de 100mg também ajuda na insônia .

  8. Minha mente tbm tem dificuldades para “desligar” a noite; as vzs tomo uma taça de vinho tinto ou uso 1 comprimido sublingual de pats SL 5mg, além das frutas aqui relatadas a algum fitoterápico que podemos adquirir em farmácias de manipulação?, agradeço e muito aa dicas de todos, pois todos vcs sabem como sofremos nessa hora!.

  9. Ola pessoal, quando jovem o meu cérebro sobreaquecia de milhares de pensamentos ao mesmo tempo e não parava nem para dormir. Sempre tive problemas de insonia, depressão e ansiedade. Fui a 7 ou 8 psiquiatras e neuros, 2 inclusive nos USA onde morei por 5 anos, mas todos foram péssimos, um por do que o outro. Tentei de tudo, e claro todos os anti depressivos que me deram, mas um só me acalmou que foi o Efexor XR e temporário mas só para a depressão, mas não continuei com esse remédio e nenhum outro. A minha insonia continuava. Hoje próximo dos 50, eu fiz uma cirurgia de desvio do septo no nariz e respiro melhor, e o que funcionou pra mim foi a sequencia de relaxamento pela respiração como fazer yôga, não e necessário ficar na posição, mas simplesmente respirar fundo algumas vezes e expirar lentamente, melhorou muito, e hoje durmo quase que profundo. Claro que a idade ajudou, pois os pensamentos e preocupações geralmente diminuem com a idade ou você aprende a controla-los. Mas em relação a depressão, a minha para quem acredite ou não era espiritual, como havia renunciado da igreja católica por vários motivos apos 8 anos de frequência, reencontrei a minha fé e minha paz espiritual no kardecismo, foi um santo remédio, pois curou a minha depressão que senti a minha vida inteira e nada adiantava. O meu problema era espiritual, o que todos nos temos mas muitos não acreditam ou tem medo de acreditar, mas existem e são geralmente mais forte do que nos e precisamos de ajuda. Evitem remédios, só os necessários, mas a maioria tem a solução na alimentação e no nosso estilo de vida. Álcool e jantar pesado antes de dormir te levam a insonia. Nada de novo só talvez a respiração que muitos de vocês já ouviram falar e o espiritual.

    • Respiração é TUDO, Valter!
      Que bom que você conseguiu!
      Conheço bem a doutrina espírita (que também é uma religião e uma filosofia) pois minha mãe é kardecista. Eu sou reencarnacionista, estudiosa das obras de Allan Kardec (mas não frequento nenhum Centro, ou, Casa Espírita) e só consigo “explicar” a maioria dos dramas humanos sob a luz do kardecismo. Meu filho tem transtorno mental grave, com conduta agressiva, já passou por incontáveis psiquiatras e terapeutas (e remédios) sem nenhum sucesso, mas, graças à Deus, tenho lidado bem com a situação, que é bastante exigente.
      Feliz 2017 prá você! (31/12/2016 às 22:07)

  10. Eu fui picada pelo Chicugunha e potencializou uma fibromialgia, não sei o que é dormir à 7 meses. Tenho amigas em Miami. Lá é mto mais barato, só não sei se peço fé 3 mg ou 5 mg???? Vou tomar sim, embora coma todas essas frutas, mas já passei dos 60 anos, por isso, preciso saber qtos mg tomar. Por favor! Obrigada.

  11. Gostei muito, estava eu pesquisando os alimentos que tem melatonina porque falou na teve que ela é eficaz ao cancer de mama. Graças a Deus não tenho problemas de saúde mas gosto da prevenção.
    Quanto a insonia também não tenho, e pelo que estudei a respeito, alface, chá de alecrim, alecrim como tempero, ler antes de dormir ;diminuir o café, chocolate e coca-cola; atividade fisica, e analisar para ver se os problemas estão resolvidos, nos da uma boa noite de sono.
    Abraços.

  12. Na verdade as frutas são recomendadas mas remédios de espécies nenhuma deve ser tomado sem consultar um bom médico…ok

  13. há dez anos sofro com uma insônia terrível até hoje nunca tive sucesso algum,tomei zolpidem durante um ano até que fazia efeito conseguia dormir por 5 ou 6 horas ,é horrível não conseguir dormir e passar a noite em claro

  14. tenho depressão , e minha insonia e real e me prejudica muito , ja usei remedios e nenhum funcionou , ai resolvi mudar minha rotina , entrei em uma academia de musculação e depois de pesquisar profundamente parei de tomar qualquer coisa q tem cafeina ou cola e a noite tomo cha e o principal , MEL COM LEITE . Esse mel com leite e magico to a 1 semana deitando e dormindo sem lembrar quanto tempo fiquei acordado porq dormi rápido , estou com + disposição e menas depressão .

Gostou? Deixe um comentário!

